top of page

APRESENTAÇÃO

 

   A busca por uma Agropecuária que favoreça o desenvolvimento e pautada em práticas de manejo que possibilitem “sustentabilidade”. Dentro dessa ótica, buscam-se estratégias de ação que promovam o crescimento econômico sem agressão ao meio ambiente.

 

     As formas de uso dos recursos naturais têm ultrapassado os limites ecológicos, erosão e diminuição da fertilidade do solo, a redução dos estoques dos recursos não-renováveis, a pouca capacidade de renovação daqueles renováveis e a poluição da água e da atmosfera. Como consequência, tem sido exigida, cada vez mais, a adoção dos princípios modernos de conservação e de práticas agrícolas visando a sustentabilidade dos agroecossistemas.


     Os sistemas agroecológicos têm se mostrado como alternativa viável de produzir, propiciando a renovação natural do solo, facilitando a reciclagem de nutrientes, além de utilizar racionalmente os recursos naturais e manter a biodiversidade, que é importantíssima para a formação do solo.


     Poucos trabalhos têm sido realizados no sentido de gerar tecnologias e capacitar profissionais para o manejo agroecológico no Semiárido. Com isso, este evento procura proporcionar aos seus participantes a oportunidade de aprimorar conhecimentos e trocar experiências, além de promover uma ampla discussão com vistas ao desenvolvimento de estratégias para a agroecologia.
 

    Atualmente, a Região Semiárida não dispõe de evento especifico para a agroecologia com o objetivo de divulgação dos trabalhos científicos e de integração das várias áreas de conhecimento. Há uma demanda fortemente reprimida no que diz respeito a cursos extracurriculares por parte dos acadêmicos, necessidade de divulgação do conhecimento e das novas tecnologias.
 

    Portanto, torna-se viável a realização de um evento que promova integração entre universidade e setor produtivo, que permitam a divulgação dos produtos e processos resultantes da pesquisa e inovação tecnológica na área da agroecologia. E ainda, a interação dos docentes com pesquisadores de outras universidades, com outras visões e linhas de pesquisa, contribuindo na formação dos estudantes e técnicos das instituições parceiras, auxiliando na difusão de conhecimento e na interação entre os programas que são extremamente importantes. Contudo, a UFERSA, IFRN, UERN e GVAA pretendem realizar bienalmente estes eventos na tentativa de contribuir no processo de ensino, pesquisa e extensão das tecnologias e experiências agroecológicas.


 

OBJETIVO GERAL
 

    O evento visa proporcionar a oportunidade de aprimorar conhecimentos e trocar experiências, além de promover uma ampla discussão com vistas ao desenvolvimento social, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tendo como base as estratégias e tecnologias de princípios agroecológicos trabalhadas especialmente nas condições de clima Semiárido.
 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Divulgação de pesquisas e trabalhos em agroecologia;

  • Promover o desenvolvimento social e a troca de saberes entre produtores e pesquisadores;

  • Complementar a formação dos estudantes;

  • Formação de senso crítico sobre temas importantes e atuais;

  • Desenvolver e promover as práticas agroecológicas na região Semiárida.

bottom of page